Ligue: 914 967 457

Quem somos

“Em Villa Serena viver… é viver com qualidade…”

 

Foram dois profissionais do ramo da saúde que colocaram em marcha este projecto sobre o lema do cuidar e da terceira idade. Sentimos a necessidade de alterar a percepção e visão da sociedade perante a pessoa idosa. Este especifico grupo etário ao experienciar situações que possam comprometer a sua saúde física, psicológica ou mental, carece de cuidados e ajuda especializada, a que a nossa sociedade não tem resposta suficiente e, por vezes eficaz.

Numa sociedade em que a esperança de vida é cada vez maior, há que dar primazia à qualidade de vida e à dignidade do idoso. Uma pessoa idosa saudável é autónoma e responsável, capaz de continuar a viver contribuindo para a sociedade em que está inserida. No entanto, o aumento da esperança de vida traz consequências, como é o caso do prolongamento de doenças crónicas, que se não controladas convenientemente, muitas vezes com ajuda de terceiros, podem levar à dependência do idoso, quer física quer psicológica, e à incapacidade de viver sozinho. Por esta razão, não o podemos colocar de lado, mas sim proporcionar e adequar alternativas de forma a conseguir o seu máximo contributo e independência.

Neste sentido, temos como primordial objectivo a prestação de cuidados especializados que promovam a qualidade de vida em situações de doença e/ou dependência temporária ou permanente, bem como proporcionar um variado leque de actividades ocupacionais/terapêuticas que estimulam e mantêm o idoso activo na sociedade.